30 de junho de 2012

Crônica da obra:


Prezada leitora e caro leitor, hoje  lhes apresento minha crônica sobre o livro “O Destino de Uma Dama” da Autora Parceira do Vendedor de Ilusão, a simpática, fecunda e talentosa escritora independente Marcia Pimentel; vamos à apresentação:  




Marcia Pimentel é natural da cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro e reside atualmente na cidade de Japeri – RJ. Escreveu seu primeiro romance aos 36 anos por incentivo de suas três das filhas. Uma autora que tem uma bibliografia invejável, com nada mais nada menos do que 10 obras, sendo que duas delas são: uma em 5 volumes e outra em 2 volumes, tal é a extensão dessas obras, e todas, curiosamente, com temas voltados e enaltecendo as coisas da Escócia.






O Destino
De Uma
Dama


Edição: 1, 2011
Editora: Clube de Autores 
 páginas: 257
Gênero: Romance




SINOPSE:

Conheça a história da Revolução Jacobita de 1745 através dos olhos de Jennifer Mary Canning, uma inglesa de 18 anos, que chega a Londres em 1744 para ser apresentada à sociedade londrina e encontrar um marido a pedido de seu pai. Enquanto isso, o Príncipe Charles Edward Stuart está na França tentando conseguir um exército com o Rei Louis XV. Em Londres ela conhecerá alguns Jacobitas. Jennifer sempre ouviu os ingleses dizendo que os Jacobitas eram rebeldes que queriam roubar o trono do Rei George II, mas ao conhecer os Jacobitas, ela conhecerá o seu lado da história. Tudo o que eles querem é restaurar James Francis Stuart ao seu trono por direito, que para muitos escoceses é o seu verdadeiro Rei. No começo ela não entende a causa Jacobita, e por isso é contra ela, mas ao conhecer melhor os motivos dos Jacobitas ela mudará seu modo de pensar. Mas mesmo entendendo os motivos da causa, ela não irá querer que uma guerra entre a Escócia e a Inglaterra aconteça. Jennifer conhecerá pessoas de ambos os lados que farão parte de sua vida, pessoas que serão muito importantes para ela. Jennifer conhecerá importantes personagens que fizeram parte da Revolução Jacobita de 45. Ela conhecerá o homem que será o grande amor de sua vida, com quem viverá grandes aventuras.


SUMÁRIO DA OBRA:

Estamos na Inglaterra de 1744, com a jovem Jennifer – a protagonista – lamentando seu infortúnio de deixar a fazenda que tanto amava e morava desde pequena com seus avós quando ainda vivos e se mudar para Londres a mando de seu pai, a quem praticamente desconhecia tão raras foram às vezes que o viu. Três dias depois, lá ia ela carregada de profunda tristeza, sendo levada de carruagem ao seu destino, lamentando ainda mais o desejo indignante de seu pai de ir à Londres para conhecer alguém digno e se casar mantendo seu status. Depois de uma longa, enfadonha e cansativa viagem e de pernoitar em uma hospedaria, ela chega a Londres, – na casa de seu pai. Lá é atendida por um atencioso mordomo que prontamente lhe acomoda; momentos mais, depois de refeita da viagem, ela fica estupefata pela forma carinhosa que é recebida por seu pai a tratando com dengo e cobrindo de atenção e gentilezas, que ela jamais esperava. 
No dia seguinte, logo cedo, por vontade dela, toma seu café na cozinha com os serviçais e os conhece um a um; depois de muito conversar, resolve voltar ao seu quarto. No trajeto o som de uma conversa em tom alto e exaltado vindo do escritório lhe chama atenção; sorrateiramente se aproxima e com a porta entreaberta espreita ouvindo um homem exclamar para seu pai:         
“Muitos que antes estavam do nosso lado, agora não estão mais. Dizem que está demorando muito para acontecer. O governo está sempre prendendo alguém, estão ficando com medo. O príncipe também anda muito impaciente com a demora.”
Jennifer estranha o que ouve. Que conversa era aquela? O que estava demorando acontecer? E de que príncipe eles falavam? Com essas dúvidas começa propriamente essa história, pois já suscita a ela que algo suspeito rondava o ar e que seu pai pudesse estar envolvido; e não somente por isso, mas também por ver com a porta entreaberta o homem mais lindo que já havia visto na vida, sentindo-se arrebatada pela imagem cativante e atraente do homem que ela não fazia nem ideia de quem era. Naquele mesmo dia, tem uma surpresa agradabilíssima, quando é apresentada a uma família e recebe do filho mais velho o convite para juntos cavalgarem. Era, pra ela, irrecusável, pois além de matar a saudade do seu garboso garanhão, – Valente – cavalo que seu pai indevidamente, sem seu conhecimento, vendeu para pagar dividas, podia saber mais e especular sobre a conversa suspeita que tinha ouvido. Durante o passeio a cavalo tem confirmada sua suspeita: seu pai era um Jacobita, e tem a oportunidade de conhecer Edric, - o escocês por quem havia se arrebatado, mas o fato de seu pai ser um Jacobita inspirava muito receio, pois corria risco de vida, já que era uma traição ao reino, entretanto, mesmo sem ainda não entender nada sobre o assunto, se surpreende quando ouve:
 “O que nos fazemos não é traição. Traição foi o que aconteceu com o rei James Stuart. Isso foi uma traição por parte do governo. Nós, Jacobitas, só queremos o que é certo. Eles não podiam ter exilado o verdadeiro rei.”
Daqui em diante, o interesse de Jennifer pelo assunto é exaltado e procura se informar e saber de tudo, – o quanto mais pudesse.
Na manhã seguinte, após ter participado na noite anterior de um baile oferecido pela alta aristocracia, baile que não lhe despertou nenhum interesse, sendo – por assim dizer – apresentada à sociedade londrina; se preocupa seriamente com a viagem que seu pai havia feito à Escócia, – do que podia estar acontecendo, de quando voltaria e coisas assim, pois soube que participaria de uma reunião com os chefes dos clãs da Escócia o que era prenúncio de alguma agitação política. Instantes mais, Jennifer é agraciada, não só com a chegada do pai, mas por trazer com ele: Edric – o escocês, por quem já sentia atração imensurável.
O tempo passa, e a cada dia Jennifer, mesmo sem concordar por achar traição ao Rei George, ganha cada vez mais simpatia pelo movimento Jacobista. Assediada e cortejada por muitos, hesita com atração por três: James- o primo, Edric – o escocês, e Jack – o tenente inglês. Até que um dia, ela se decide e aceita o pedido de noivado de Jack, e mesmo assim, mesmo noiva, continua sendo assediada. Daqui pra frente, o livro trás, a cada capítulo uma surpresa, terminando com um final inesperado que determina o destino de Jennifer, definindo o destino de uma dama.

MINHA OPINIÃO:

A capa do livro suscita ser um clássico e realmente o é! Trata-se de uma obra magnífica, – esplendorosa, na qual a autora, com sagacidade, sutileza e muita criatividade, introduz num fato histórico expressivo de tempos remotos da Inglaterra, as tramas de uma história envolvente. História forrada por romantismo, paixão, sedução, sensualidade, intrigas, controvérsias e muita ação, explorando sentimentos de todas as ordens, que vão desde a frustração e a decepção até o prazer e o regozijo. Um livro impecavelmente escrito exaltando a satisfação de ler. Uma obra simplesmente fenomenal, com narrativas soberbas e diálogos merecedores de elogios. Quem gosta de uma história romanesca envolvente e cativante que a cada capítulo trás uma surpresa, não pode deixar de ler esse livro, pois é uma obra admirável que considerei excelente.
***
Agradeço a autora à confiança depositada no Vendedor de Ilusão por ter enviado seu livro oferecendo a oportunidade e o prestígio de realizar essa minha crônica.

Espero que tenham sido atraídos pela obra da autora e gostado da minha crônica.  

***
Visitem o site da autora clicando aqui onde poderão adquirir o livro.
_______________________________________________________