5 de maio de 2012

O que inspirou "Uma página virada".


Prezada leitora e caro leitor, como sabem, todo autor tem uma razão, – um motivo, que lhe impulsiona dando inspiração para escrever uma dada obra e raramente o leitor fica sabendo de onde veio à inspiração para o autor; por essa razão, explico a vocês o motivo ou os motivos que me inspiraram escrever o livro “Uma página virada...”; vamos lá: 






UMA PÁGINA VIRADA...


Editora: Clube de Autores.


1ª Edição, 2011.


ISBN: 978-85-912892-2-6


Nº de páginas: 378









De onde veio minha inspiração:


Os personagens deste livro foram criados por imaginação, sem nenhuma ligação com a realidade, somente para dar corpo e sentido à narração, entretanto, o protagonista, – Francesco, foi um senhor de idade avançada que conheci na minha infância, – aí com meus nove dez, que carinhosamente era chamado por Ciccillo.
Na época, menino que eu era, ficava ouvindo, entretido, a conversa dos mais velhos, e nessas conversas ouvia coisas que não entendia quando Francesco falava gesticulando exaltado para os demais:
—“Oh..., se não gostam do Brasil, o que estão fazendo aqui?... Se gostam tanto da Itália, por que não voltam pra lá? Vão embora daqui, que é melhor!” – falava e todos em volta riam por vê-lo falar tão bravo. E quando algum abria a boca era para provocá-lo:
— “E você?... Você é italiano!... Por que fica aqui?” – e Francesco respondia mais bravo ainda:
— ”Que italiano coisa nenhuma! Eu sou brasileiro!” Normalmente a conversa entre eles era em italiano, e todos riam com um que falava:
— “Brasileiro..., onde já viu dizer que é brasileiro falando em italiano?”.
Na época, eu achava engraçada a forma curiosa de se tratarem, só depois, muito depois, é que fui entender a razão daquelas discussões, por saber, principalmente, com que idade Francesco imigrou e da sua predileção pelo Brasil. Com isso, e me interessando, – como descende de italianos que sou – pelo que passaram os imigrantes na época e imaginando o que podia um jovem como ele sentir ao deixar sua terra, resolvi escrever essa história. Que na realidade retrata, através de Francesco, as dificuldades que muitos imigrantes viveram por aqui...
O título do livro me veio através  da impressão que eu tinha ao ouvir aquele homem falar com tanta convicção; transparecendo de que pra ele a Itália não representava mais nada, não era mais nada na vida dele, – era coisa do passado, como se fosse uma página do livro da vida dele e que ele simplesmente virou, daí o título “Uma página virada...”.


Este foi, sem dúvida, o livro mais difícil para eu escrever, pois nele não usei somente imaginação nas narrativas, já que essa história se desenrola dos finais do século 19 até meados do século 20, e nesse período o mundo foi afetado por profundas mudanças políticas e por conflitos que influenciaram na vida de todos, e na de Francesco não foi exceção. Iniciando com a Primeira Grande Guerra, passando pela ascensão do Comunismo, do surgimento de movimentos radicais; do fortalecimento e da criação de ideologias autoritárias com implantação de regimes ditatoriais; das diversas revoluções que ocorreram no Brasil principalmente em São Paulo, somadas às greves operárias; do advento da Segunda Grande Guerra, e por aí afora. E para descrever isso, além da cronologia, foi preciso caracterizar o que isso tudo influi, de forma direta ou indireta, na vida de Francesco. 
 _____________________________________________________