7 de junho de 2012

Crônica da obra:


Olá prezada leitora e caro leitor, hoje lhes apresento minha crônica sobre o livro “Um Sonho a Mais” da autora Nanda Meireles; vamos a ela.






UM SONHO A MAIS.

Editora: Multifoco
Gênero: Romance juvenil   
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 149
ISBN: 978-82-7961-477-2
 


SINOPSE:

Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante.  

SUMÁRIO DA OBRA:

O livro começa com a protagonista Fabiane – Fabi para os íntimos – já esperando com expectativa o próximo ano, ano da sua formatura do segundo grau. Passando a narrar sua vida desde muito nova, do seu afeto pela mãe costureira e da ausência do pai – separado da mãe quando ainda era um bebê. Exaltando seu grande desejo de ingressar na universidade para ser alguém.   
Ao iniciar o segundo grau conhece Dinho – um garoto recém-chegado à escola – com quem faz grande amizade, apenas isso, pois quem lhe atraía era Matheus, um rapaz que ela achava lindo.  
Na semana do seu aniversário de 17 anos, Dinho teve a infeliz ideia de agradá-la roubando da despesa da escola uma lata de doce de leite para presenteá-la, isso foi o suficiente para o tirarem da escola. Com as férias próximas e os grupos já formados, a ausência dele fez a escola ficar insuportável sentindo-se completamente deslocada.

“Graças a Deus que faltam só alguns dias para as férias”. pág. 9

Pensava assim, entretanto, foram as piores férias, – só chovia e fazia frio. Trancafiada em casa, não via à hora do reiniciou das aulas do seu último semestre. Com o reinício das aulas conhece Melissa, uma nova aluna de quem se tornou amiga e através dela conhece Daniel – seu irmão – apelidado por Dane. Até então, ela achava Matheus bonito, porém quando é apresentada ao rapaz sente-se atordoada, pois era, pra ela, o mais lindo que já havia visto. Dias depois é surpreendida ao saber que Dane iria se transferir para o colégio dela.   

“Meu coração quase saiu pela boca, Dane estudando ali? Na minha sala? Não podia acreditar naquilo.” pág. 18

Todavia, não foi o que aconteceu, – Dane ficou em outra sala. Num dia, ao termino da aula, Dane e Melissa insistiram para lhe dar carona; ao chegarem, ao descer do carro, tem outra surpresa: sua mãe se encanta com Dane, se expressando admirada.

“Menina, parece até aqueles galãs da novela. – o pior é que eu tinha pensado a mesma coisa!” pág. 21

Coincidência ou não, no mesmo dia tem outra grande surpresa sentindo-se atônita: Matheus pela primeira vez lhe procura convidando para irem ao cinema, e ela sente algo estranho, não sentia mais a mesma atração de antes, na verdade não sentia nada. Mas enfim, aceita ir, entretanto, no sábado Matheus adoece e ela não vai. Como havia contado a Melissa de que iria, e Melissa a Dane, fica abismada com atitude de Dane, sentindo-se envaidecida quando ele pergunta irritado demonstrando claro ciúme:  

“E ai, Harry Potter foi legal?” pág. 30 

Se fosse ciúme não importava, o que importava era que ratificava seu pouco ou nenhum desejo de ir ao cinema com Matheus, ou seja, havia chegado à conclusão de que não gostava dele. E assim, com Matheus fortemente interessado em namorá-la e ela fortemente atraída por Dane, as coisas fluíam... 

Dias mais, ela passa a perceber, mesmo sem se declarar, a clara evidência do ciúme de Dane ao conversar com Matheus parecendo disputá-la. Só que em seguida as coisas se invertem: entra outra personagem, – Nádia um colega de classe a quem ela detestava, pois era metida que só ela, e que convida a todos para irem ao cinema no sábado. 

O sábado chega, e Fabi, apesar de tudo, acaba indo junto com os demais; caminhando no Shopping em direção à sala de projeção, vê, pra decepção, Nádia beijar Dane, logo em seguida a decepção aumenta levando ao desespero quando é vista com Matheus – animado por ver Dane e Nádia se beijarem – roubar-lhe um beijo à força. Entretanto, horas depois, quando retorna pra casa e é levada por Dane, a decepção se transforma em satisfação ao ouvi-lo cheio de empolgação:

“Ah, mas agora eu vou falar. Eu tive que aturar aquela chata da Nádia a noite toda e ainda ver aquele Mané rondando você que nem urubu. Depois de ser surpreendido por um beijo que estava tentando desesperadamente fugir, ainda dou de cara com ele te beijando na minha frente. Você tem noção de como essa noite foi um desastre total?” pág. 44

Aquilo tudo lhe parecia irreal, não parecia ser verdade ter ouvido a declaração incrível que ouviu. Porém, as coisas se complicavam com Dane querendo um namoro sério, pois não era o que pretendia e nem momento, já que sua intenção e propósito era o de se dedicar aos estudos e conseguir entrar na faculdade chegando mais perto do seu sonho de abrir uma grande loja, ser bem sucedida para retribuir os esforços da mãe para cria-la. E acaba, com isso, chegado a um acordo entre eles: “ficar” – como se diz. 

“Namorado! Não dava nem para acreditar, o garoto mais lindo do mundo era meu namorado. Escondido, mas por minha decisão... Como a vida dava voltas”. Pág. 64 

Dias mais fica sabendo que Dane tinha uma oportunidade de estudar no Canadá; isso significava não tê-lo mais por pelo menos quatro anos, entretanto, Fabi não podia influenciá-lo naquela decisão, deixando as coisas caminharem aguardando a decisão dele, – de ir ou não.

O tempo passava, e os encontros com Dane eram frequentes e fora da escola, – em algum lugar combinado. Esses encontros apesar de serem da sua vontade, lhe davam a impressão de estar se escondendo, já manifestando desejo de namorá-lo abertamente, mas, ao mesmo tempo, ratificava o porquê de não namorar, pois havia de mergulhar nos estudos e não deixar que um namoro atrapalhasse seu desempenho. Mesmo sabendo que magoaria Dane, acaba decidindo manter as coisas como estavam. 

Pra sua surpresa, dias mais, Dinho volta a estudar no colégio dela; sabendo que ele lhe procuraria, havia de contar para Dane a grande amizade que havia entre eles evitando mal-entendidos, com isso aceita namorá-lo às claras.

“Puxa vida Dane. Agora que vamos poder namorar lá em casa, já pensou passar um domingo juntos?” pág.82


Entre troca de beijos e abraços Fabi sente-se realizada e muito satisfeita, pois tinha e namorava o rapaz mais lindo do mundo na opinião dela. E torcia para que Dinho e Dane se dessem bem, – que fossem amigos. No dia-dia as coisas se complicavam: Dinho, com seu jeitão expansivo, lhe pegava pela mão ao caminharem juntos pelos corredores da escola e, quando não, ao conversarem ficava passando a mão nos seus cabelos, dando impressão a todos, inclusive a Dane, de que namoravam, deixando Dane morrendo de ciúme e muito bravo. Obrigando Fabi já impor advertências a Dinho: nada de andar de mãos dadas, abraços fora de hora, gestos que pudessem dar a impressão de que estavam namorando, pois sabia que Dane não queria vê-lo nem pintado. 

Tentando dar cheio nas coisas, acaba de decepcionando com Dinho, pois não aceita de jeito nenhum seu namoro com Dane, o que, claro, apesar de confessar estar apaixonada, lhe deixa muito triste e chateada com sua insistência em querê-la; com receio da reação de Dane daquilo tudo, muito irritada e de briga com Dinho, sai pisando duro indo pra sua casa.

Ao chegar, sua mãe, evidente, nota já querendo sabe o que ela tinha.

“Ai, mãe. – não pude evitar quando algumas lágrimas rolaram pelo meu rosto – Eu fiz tudo errado, o garoto dos meus sonhos estava apaixonado por mim e eu simplesmente coloquei tudo e todos na frente dele. Dei valor às coisas erradas, agora eu só queria voltar no tempo e fazer tudo diferente”. pág. 80 

Claro que sua mãe, ao ouvi-la, já lhe dá conforto e a consola, e esse conforto e consolo aumentam quando Dane aparece de supetão e lhe dá total apoio, pois soube através de Mel o ocorrido. Nada podia ser melhor: ter seu namorado falando de forma carinhosa e compreensiva, – sem brigar ou coisa semelhante. 

“Bendita hora que contei tudo para Mel.”. pág. 97

Em seguida, enquanto sua mãe terminava suas costuras, eles ficam, por horas, sentados no sofá da sala em carinhos infindáveis, até que anoitece e Dane se vai ficando tudo exatamente como devia ser. 

O mês de outubro foi o melhor da vida dela. Dane e ela andavam de mãos dadas o tempo todo pela escola e por todo lado que fossem.
Dinho não falou com ela na primeira semana, porém na segunda já puxou conversa tanto com ela como com Dane; embora fosse óbvio que se odiassem, tratavam-se educadamente.
O fim de outubro chega e as coisas mudam radicalmente para Fabi: agora não era Dane quem tinha ciúme dela e sim ela dele, ao saber por Dinho que o rapaz, lamentavelmente, havia dado em cima de Nádia. Isso foi o suficiente, além da decepção, para tirar-lhe até a disposição de estudar; muito magoada, sentindo-se uma derrotada não sabia nem o que fazer a não ser chorar e chorar muito.

“Ele brincou comigo mãe, me fez acreditar que era uma coisa que não era. Ontem eu descobri que tudo o que disse para mim também disse para outra menina e sei lá quantas mais”. Pág 119. 

Depois disso, Dane tentou, por vezes, falar com ela, mas ela sempre fugia, – evitando-o. Entretanto, quando presencia um entrevero entre Dinho e Dane brigando por ela, percebe que Dane realmente a queira. Mesmo assim, permanece afastada evitando os dois e, com isso, sua semana de provas passou tranquila. As provas terminam e com elas as aulas. Logo a seguir, faz a última etapa do vestibular e o resultado só seria divulgado em janeiro, e nesse período sem aulas sentia muita falta da escola, tendo sensação de que tudo houvesse sido perdido.
O dia da formatura chega, e nesse dia, quando sai acompanhada pela mãe toda orgulhosa dela é claro, tem uma grata surpresa: a mãe de Dane fez questão absoluta de levá-las à cerimônia, e não ia só, é lógico, junto também ia Mel e Dane; quando o vê sente-se completamente desnorteada, não só por vê-lo impecavelmente vestido parecendo mais bonito do que já era, mas com o sentimento de perda e frustração que carregava.

Durante a cerimônia, acaba sabendo que Dinho mentiu descaradamente sobre Dane: que Dane não havia tido nenhum caso com Nádia, com isso, não pensa duas vezes indo ao encontro de Dane para se desculpar e mostrar todo seu arrependimento. Felizmente, depois de muita conversa Dane foi complacente e a perdoou. Mesmo com ele já de partida para o Canadá, as coisas voltaram ao normal – ela tinha outra vez o namorado dela.

Daqui pra frente, o desenrolar das tramas do livro são emocionantes, culminado com um epílogo surpreendente, ocorrendo fatos e situações inesperadas e jamais imaginadas por Fabi...

MINHA OPINIÃO:

“Um Sonho a Mais” é uma obra por demais atrativa e cativadora, – soberba eu diria, que tem como tema uma história que não é utópica em absoluto, pois pode perfeitamente se dar com qualquer moça na idade da protagonista, com seus anseios, incertezas, desejos, sonhos, fantasias, e arrebatada pela paixão. Trata-se de um livro muito bem formatado, diagramado com espaçamento adequado, com descrição das narrativas elogiável pela criatividade, utilizando diálogos necessários e suficientes que motivam sua leitura tornando-a ainda mais agradável. Uma historia envolvente, por vezes até cômica e hilariante, que certamente agradará, principalmente aos mais jovens, pois utiliza, segundo meu ver, uma linguagem atual e muito deles. E, além disso, escrito de forma impecável e irrepreensível. Por essa convicção e por ter sido agradado já pela capa, considerei um livro ótimo e que, portanto, recomendo e indico. Não deixem de ler “Um Sonho a Mais”, pois com certeza, assim como eu, irão gostar.    
***

Agradeço a Nanda Meireles à confiança depositada no Vendedor de Ilusão por ter enviado seu livro oferecendo o prestígio da feitura dessa crônica. 

***
Espero que tenham gostado da divulgação e de terem sido atraídos pelo "Um Sonho a Mais".
***
Para maiores informações e conhecer as outras obras da autora clique aqui
 ______________________________________