26 de dezembro de 2012

Contos e Prosas - apresenta a criação de:


A Cigarra e sua Sinfonia.

Numa pequena floresta habitava uma cigarra que cantava tão bonito que quem a ouvisse não resistia e parava para apreciá-la. O interessante é que em cada árvore em que ela se agarrava o som saia diferente. Isto chamava muito a atenção da bicharada.
E a bicharada sensível àquele som, fazia coro com a cigarra, cada um em sua respectiva voz:
o pássaro chilreava;
 o lobo uivava;
 a cobra sibilava;
 o sapo coaxava;
 o macaco guinchava;
 o grilo cantava;
o inseto zumbia;
 o papagaio palreava.
Era uma verdadeira sinfonia.
A formiga, porém, sempre apressada em guardar o seu alimento, passava carregada de folha e não dava atenção ao cantorio dela...
Intrigada, a cigarra abordou a formiga:
 — Senhora formiguinha, todos os animais param para ouvir o meu cantar e, até, fazem coro comigo e a senhora sempre passa muito ligeira, seguindo o seu caminho e não dá ouvidos a meu som. Por quê?!
 A formiga respondeu: 
— Estou muito ocupada e não posso deixar o meu trabalho para ouvir quem não tem o que fazer.
A cigarra devolveu:
— O que é isto, senhora formiga, quanta grossura em sua resposta?!
 — É isto mesmo, dona cigarra - falou a formiga - continue cantando e quando o inverno chegar faltará comida para a senhora.
A cigarra meio desolada expressou:
 — Senhora formiga, trabalhar é muito bom, mas divertir-se  é  um lazer que todos devem praticar porque além de trazer mais  alegria e disposição para trabalhar, proporciona  saúde.
A formiga, então, indagou-lhe:
— Quando faltar comida, onde encontrarei? Como alimentarei minha família?
 Retrucou a cigarra:
— Sei que a sua colônia é muito bem organizada. Há enfermeira que cuida das larvas. A rainha é destinada à procriação. A operária faz o túnel do formigueiro e busca alimento e a sentinela cuida da segurança. Cada uma tem algo particular para cuidar dentro da colônia. Então, procure armazenar somente o necessário para os dias do inverno, nada de excessos porque os excessos sempre trazem prejuízos. A senhora não me vê cantando e sempre alegre? Quando sinto fome voo até a plantinha e pego uma folha e logo fico alimentada e volto para o meu divertimento. Por isso, vivo sempre a cantar, sempre a sorrir, sempre a alegrar a todos que me ouvem e tenho muita satisfação nisto. A vida só é colorida se a gente olhá-la com o desejo de tornar a amargura em esperança, a tristeza em alegria; cada dia em uma canção. Assim, o sentimento do viver torna mais leve e prazeroso a vida. Venha juntar-se a nós e verá o gosto que o cantar faz em nossa vida.
A formiguinha meditou no que a cigarra lhe falara e resolveu parar para ver o show de vozes no ar. E não é que a danada gostou? Começou a emitir umas notas um pouco tímidas e caiu na farra, em meio àquela orquestração maravilhosa.
Ela percebeu que tudo na vida tem limite. Não exagerar nas preocupações para que elas não venham nortear as nossas vidas e permitir que passemos pela vida e não a vivamos.
  

Tunin
Direitos Autorais Reservados ®

* Clique AQUI e conheça o blog do autor.
_____________________________________________________________________________________________

22 comentários:

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Olá Tunin!Lindo conto!Devemos pensar em nosso futuro com trabalho mas muitas vezes há necessidade do descanso para que possamos aumentar nossas energias,alegrar nosso ego e assim recomeçaremos naquilo que deixamos para que tenhamos um futuro promissor,principalmente ensinando nossos filhos que nada na vida será ganho se não for com muita dedicação e labuta.
Parabéns!Já conheço seus textos que sempre nos trazem alguma meditação.
Abraços
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

Nádia Santos disse...

Bom dia Tunin, que gracioso conto. É bem verdade o que disse a cigarra, não devemos levar tudo ao pé da letra, nosso corpo tem limites, e tem muitas pessoas que nos cercam que precisam de um pouco de carinho e atenção de nossa parte, por isso temos que nos organizar para termos tempo para o divertimento e para a família e amigos. Grande abraço e Tenha um feliz Ano!
http://poesiasesonetos.blogspot.com.br

POR TODA MINHA VIDA disse...

Tunim Magnífica conto belo discorrer ...envolvente muito bom mesmo ...e que venha o futuro feliz 2013 a te cheio de mais novas e boas inspirações e sucesso um abraço Pedro Pugliese

Lua Singular disse...

Oi Tunin
O dia é dividido em vinte e quatro horas: oito para trabalhar( que acho um exagero, rsrs), oito para o lazer e oito para dormir.
Se exageramos em qualquer divisão de horas viramos escravos da nossa própria ignorância.
Mas, temos que cumprir bem os horários, se a cigarra pegou(não sei, não falou) as 24 horas só para cantar, irá se danar no inverno e se a formiga usou suas vinte e quatro horas para o trabalho vai ficar chata e estressada e, no mundo dos animais não há psicólogos.
Eu não sei se ela foi ouvir a cigarra cantar, pois ela não dorme, só cochila, alguns segundos, mas se foi, parabéns, você mudou a estória mais uma vez!!!
Achei o máximo seu conto, cheio de criatividade que agrada a qualquer pessoa que o lê.
Parabéns Tunin
Boa sorte...
Lua Singular

METAMORFOSES disse...

Boa tarde
Gostei mais dessa sua versão da estória infantil
Muito boa
Cristovam

Rosa Branca disse...

nosssaaa que perfeita sintonia, adorei, e é acho que por mais certos que estamos, sempre tem algo a mais a aprender e melhorar, e todos tem algo a ensinar e aprender, todos, todos!

Projeto de Deus 👏 disse...

Oi Tunin!

Lindo conto, adorei o diálogo da cigarra e da formiguinha, no final deu tudo certo.
Ambas viveram felizes para sempre rs.

Parabéns pela linda participação!

---Mary

Escritora de Artes disse...

Olá Tunin,

Gostei do conto!

Abçs

Anônimo disse...

Siempre hay que ser precavido, pero sin excesos que nos hagan pasar por la vida sin apenas divertirnos y estar en sociedad con los demás.
Precioso Cuento.
Um abraço.
¡¡¡Feliz Navidad y Próspero Año 2013, en compañía de todos tus seres queridos y amigos!!!
Um abraço.

Lu Nogfer disse...

Adorei a nova versao da historia!
A vida nao é somente trabalho.É preciso diversao tambem!

Parabens pela bela criatividade e tambem reflexiva.

Abraços

Elvira Carvalho disse...

A recriação de uma fábula sempre muito agradável e de agradável leitura.
Um abraço e um 2013 muito feliz.

Maria Machado disse...

Parabéns Tunin, muito belo seu conto, você escreveu de uma maneira muito bonita, o diálogo entre as duas personagem foram enriquecido com belas frases. gostei muito.
Muito lindo mesmo!
Uma boa noite!

Maria Machado

Célia disse...

A visão atualizada que você fez de uma narrativa conhecida, mostra-nos que o bom senso, o equilíbrio e o respeito às individualidades é o que dever nortear nossa postura e conduta humana... Excessos nunca fez bem à ninguém. Parabéns pela sua participação.
Abraço, Célia.

ELAINE disse...

Querido amigo Tunim! Parabéns pela participação! Interessante e inteligente, como sempre! Inspiradora em sua mensagem reflexiva! Gostei muito! Um 2013 abençoado para o amigo e seus familiares! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Evanir disse...

Tunin:Meu amigo não conhecia essa linda sintonia.
Uma boa lição tudo tem que ser bem dosado na vida.
Nada fora do limite é bom..
Uma participação exuberante!
Linda semana beijos,Evanir.

Unknown disse...

Parabéns, pela belíssima fábula.
Gostei muito.
Abraços literários.

http://didimogusmao.blogspot.com.br/2012/12/prazer-autor-carlucio-o-bicudo-registro.html

Patricia P. Galis disse...

Meu amigo que lindo, é vdd tudo na vida tem limite.

Bento Sales disse...

Olá, amigo Tinin!
Sua versão da fábula é muito mais oportuna e pertinente que a original, além de ser uma ótimo alegoria para nossa vida cotidiana.
Também tenho de ressaltar que sua gramática é espetacular.
Seu conto deu um colorido especial a este valoroso evento do bom amigo Viviani.

Abraços a ambos e ótimo 2013!

VILMA ORZARI PIVA disse...

Olá Tunin, sim, tudo na vida há de ser dosado, pois o excesso acarretará em algum prejuízo. Sua adaptação do conto original ficou maravilhoso!!
Parabéns!! Um prazer te ler!
Beijos!

Tunin disse...

Obrigado a todos que por aqui passaram e deixaram seus belos e estimulantes comentários. Ao Viviani, o meu mais sincero agradecimento, pela oportunidade. Prometo visitar a todos.
Feliz 2013!
Abração.

Vane M. disse...

Tunin, achei fantástica a releitura do conto A formiga e a cigarra, mostrando que o exagero não faz bem a ninguém! Parabéns pela mensagem e criatividade, adorei! :) Um abraço!

Cesar disse...

Equilíbrio e moderação em todas as atividades da vida. Um conto que remete-nos á isso, escrito de maneira didática.

Abraço